domingo, 4 de agosto de 2013

O Pavor

Em um dos segmentos de V/H/S, "Tuesday, the 17th", um personagem comenta sobre algo chamado "O Pavor" (The Fear, no original), um tipo de surto que uma pessoa viciada em drogas poderia ter. "The Fear" também é uma gíria para uma grande "ressaca moral" motivada por uma noite de bebedeira, e poucas lembranças do que de fato aconteceu; Os sintomas incluem: pensamentos de você vai morrer em breve, sensação de que pessoas ou organizações estão atrás de você, e desconfiança de ter ofendido, molestado sexualmente ou atacado alguém. Dito isso, vamos agora transformar o conceito em algo realmente digno de um conto de horror.


Todo ano, 253 mil pessoas morrem, em decorrência do uso abusivo de drogas. Cocaína e crack são altamente viciantes e prejudiciais a saúde, mas estão longe de serem as únicas substâncias encontradas nas ruas; Heroína, vários tipos diferentes de metanfetaminas e até mesmo o krokodil, têm seu quinhão de viciados. Das festas mais caras de Hollywood até os becos de qualquer cidade do interior, as drogas mostram que chegaram (já faz muito tempo) pra ficar na nossa sociedade. 

Existe algo mais triste do que uma pessoa que perde o controle, e passa a viver apenas para as drogas ? Talvez não, mas com certeza existe algo bem mais perigoso. Usuários de drogas estão cada vez mais próximos de contrair "O Pavor".


O primeiro caso surgiu no México, um homem vagava pela rua, aparentando confusão, e quando foi abordado pela polícia, atacou um dos policiais com uma faca, matando um deles e ferindo o outro. O assassino acabou morrendo minutos depois, por conta de um tiro no pescoço. Semanas mais tarde, ainda no México, uma mulher ateou fogo em colchões e trancou várias pessoas no local, matando uma assistente social e dois sem-teto em um albergue. Depois de muito trabalho, ela foi imobilizada e presa. Poucas horas depois do surto, ela acordou desorientada, sem lembranças do ocorrido. Sua última lembrança era de ter comprado algumas pedras de crack. Esses eventos foram considerados violentos, mesmo para profissionais  acostumados a lidar com viciados em estágio crítico. Exames posteriores mostraram que os dois criminosos possuíam a mesma "substância desconhecida" no sangue. Tabloides sensacionalistas preencheram as manchetes com rumores sobre a "Droga Maldita"; Especialistas tentaram entender o que houve, mas nenhuma descoberta real foi relatada.

Passados alguns anos, casos esporádicos ainda são documentados, não apenas no México, mas em todo o mundo. Um grupo de usuário em heroína saiu em frenesi pelas ruas de uma cidade no interior da Inglaterra, espancando qualquer um que vissem no caminho, e destruindo carros e vidraças de lojas. Nos Estados Unidos, um traficante de metanfetamina cometeu suicídio, se esfaqueando uma dezena de vezes. Na Rússia, duas amigas que usaram ecstasy, se atacaram a mordidas, causando a internação das duas. Na Turquia, um jovem se suicidou pulando de um viaduto, momentos antes ele balbuciou algo sobre "não aguentar ver aqueles olhos horríveis sobre ele". Todas estas pessoas tinham em comum, o uso constante de drogas, e a mesma substância de origem desconhecida.

Hoje em dia, estes acessos de paranoia e violência são chamados popularmente de "O Pavor", e é fonte de várias especulações; É comum que em toda grande cidade exista alguma história ou lenda urbana de crimes bizarros cometidos por alguém que contraiu o Pavor. Raramente isso intimida usuários de drogas, que muitas vezes consideram os eventos como puro exagero da mídia.

Cada grupo parece criar uma explicação diferente, psicólogos estudam a possibilidade do uso intensivo de drogas desregular partes do cérebro responsáveis por atividades como autopreservação; Os grandes chefes de cartéis das drogas, suspeitam que o que enlouquece os usuários seja algum tipo de composto químico que traficantes rivais estariam usando para sabotar seus carregamentos. Teóricos da conspiração suspeitam que agências do governo tenham criado o Pavor para marginalizar ainda mais os usuários de drogas, e justificar o endurecimento das penas sobre venda e consumo.





EM JOGO

Praticamente qualquer droga pode conter o composto que causa o Pavor, quanto mais pesado o entorpecente, mais rápido o efeito. Conforme entra em contato com o cérebro, o Pavor vai minando a força de vontade e o senso de realidade da vítima, que não sente nada de diferente do "barato" comum da droga, exceto talvez, por viagens levemente mais sombrias. Depois de poucas semanas o usuário estará em um estágio permanente de desconforto, tendo o sono perturbado por pesadelos realistas e violentos, sempre com a sensação de estar sendo vigiado e com leves alucinações mesmo quando acordado e sóbrio, nesse estágio, se der o azar de novamente consumir drogas infectadas, ele terá um episódio de Pavor. 

Qualquer coisa pode acontecer durante um desses colapsos, fúria assassina, alucinações extremamente realistas, e canibalismo são os mais comuns, mas não os únicos sintomas relatados. Passado o episódio, a pessoa acorda com uma enorme ressaca, com dores de cabeça e sem memória de nada que fez ou viu.

Na hora de criar estes crimes, não se esqueça de que não são apenas ou pobres ou marginais que usam drogas, muitas figuras públicas, principalmente no meio artístico, são "secretamente" (uns mais secretos que outros) usuários.





IDEIAS PARA AVENTURAS

* Vários casos de Pavor começam a acontecer na cidade, dois traficantes se acusam mutuamente de sabotagem e começam uma guerra. Em meio ao fogo cruzado das facções, a resposta dura da polícia, e os surtos cada vez mais violentos, os únicos que parecem capazes de resolver a situação são os intrépidos investigadores do grupo. Seria interessante se um dos traficantes contratasse os jogadores, como eles reagiriam ao ajudar um criminoso ? E se a recompensa fosse alta, isso faria os mais moralistas mudarem de ideia ?

* Um homem contrai o Pavor, é encontrado morto, congelado em seu apartamento, em um noite quente de verão. E se fosse possível, de alguma forma, durante os surtos, que as pessoas visualizassem e entrassem em contato com dimensões diferentes da nossa ?  

* Como é possível que em todos estes anos, ninguém tenha encontrado a origem ou tratamento do Pavor ? Simples, grandes empresas farmacêuticas e/ou grupos conservadores estão usando o Pavor como bode expiatório para o endurecimento das leis. Mas talvez esse seja só a ponta do iceberg, o primeiro passo de uma conspiração que pretende mudar o status quo do poder no país, ou mesmo do mundo. Só o seu grupo pode impedir esses caras.


Espero que o post não tenha ofendido nenhum usuário de drogas de qualquer espécie, a intenção é apenas usar algo que é ilegal, mas ainda assim extremamente comum na nossa sociedade na construção de ideias para histórias de horror. Para alguns "adultos" (pais, professores e outras figuras de autoridade) que não entendem o que é RPG, ver esses dois temas misturados com certeza dariam bons motivos para ficarem com os cabelos em pé. Então, crianças, usem sabiamente este post e (por sua conta e risco) as drogas.

PS: Uma imagem pra provar que drogas podem ser horrendas, mesmo sem nenhuma fantasia. Clique AQUI, pra ver a matéria. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário